quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A História da Cachaça do Pontal



A Fazenda Pontal, onde é produzida a Cachaça do Pontal, guarda em suas terras férteis, abundantes de água, a riqueza da historia de Minas Gerais.  O Pontal da fazenda, onde se encontram os Rios São Francisco e Das Velhas, foi das primeiras regiões a serem povoadas no Sertão mineiro. Aqui se instalaram os currais de gado que abasteceram as minas de ouro, descobertas pelos paulistas, exatamente na cabeceira do Rio das Velhas.  Em certo tempo, o Pontal foi a porta  do Sertão e das Minas, e é assim a primeira referência histórica das Minas Gerais
O Viajante inglês, Richard Burton, escreveu em sua obra – Viagem de Canoa, de Sabará ao Oceano atlântico - referindo-se à região onde alcançou o São Francisco, vindo de Sabará:  "Aqui a cana de açúcar e o abacaxi crescem naturalmente. O gado e outros animais de fazenda abundam e não haveria dificuldades em aclimatar o camelo. E a região tem um potencial de riquezas que vai muito além do ouro, do ferro e dos diamantes que aqui já são explorados."
Fatores naturais locais, como o clima subúmido - característico dessa região do vale do São Francisco - a grande incidência de radiação solar, que gera elevadas temperaturas, o baixo índice pluviométrico e o período de secas bem definidos, assim como os solos  extremamente férteis e ricos em matérias orgânicas ( depositadas todos os anos durante as cheias dos rios que margeiam a fazenda), atuam na formação de uma cana com excepcional padrão de qualidade , fator importantíssimo na produção da Cachaça de Alambique Mineira
A fazenda Pontal é estrategicamente localizada às margens da Br 365, no encontro dos Rios das Velhas e são Francisco, a 18 km do Porto seco de Pirapora, está inserida em estrutura logística e de modal  privilegiada.  


4 comentários:

  1. Ei que história bonita!!

    ResponderExcluir
  2. passei por ai nas minhas ferias,compramos a caipirinha pronta. que delicia........pena ter trazido pouca.

    ResponderExcluir
  3. Experimentei e recomendo a cachaça prata uma verdadeira caipirinha, pronta basta adicionar gelo uma delicia.

    Comprarei mais na minha próxima viagem

    Éder

    ResponderExcluir
  4. Gisele Maria Assunpção12 de abril de 2013 10:49

    Estive aí na loja " cachaçaria do Pontal" e amei! Adorei! A Cachaça Chèrie é maravilhosa e a Caipirinha CITRON é a melhor coisa que já inventaram. Mandei duas para amigas que moram na França e lá foram disputadíssimas.
    Parabéns para o pessoal da Cachaçaria do Pontal. Quero passar ai novamente em Julho para comprar mais.
    Abraços

    Gisele ( de São Paulo capital)

    ResponderExcluir